Converter tonelada-força (longa)/polegada quadrada para megapascal
Por favor, forneça os valores abaixo para converter tonelada-força (longa)/polegada quadrada [tonf (UK)/in^2] para megapascal [MPa], ou Converter megapascal para tonelada-força (longa)/polegada quadrada.
Como Converter Tonelada-Força (Longa)/polegada Quadrada para Megapascal
1 tonf (UK)/in^2 = 15.44425634 MPa
Exemplo: converter 15 tonf (UK)/in^2 para MPa:
15 tonf (UK)/in^2 = 15 × 15.44425634 MPa = 231.6638451 MPa
Tonelada-Força (Longa)/polegada Quadrada para Megapascal Tabela de Conversão
tonelada-força (longa)/polegada quadrada | megapascal |
---|
Tonelada-Força (Longa)/polegada Quadrada
Tonelada-força por polegada quadrada (tonf/in²) é uma unidade de pressão que representa a força exercida por uma tonelada-força distribuída sobre uma área de uma polegada quadrada.
Histórico/Origem
A tonelada-força (longa) originou-se do sistema imperial de unidades usado no Reino Unido, onde foi definida como a força exercida por uma tonelada longa (2.240 libras) sob gravidade padrão. Foi usada historicamente em engenharia e medições de pressão, mas foi amplamente substituída por unidades do SI.
Uso Atual
Hoje, a tonelada-força por polegada quadrada é raramente usada na engenharia moderna, tendo sido amplamente substituída por pascais (Pa) ou libras por polegada quadrada (psi). Ainda pode aparecer em sistemas legados ou contextos industriais específicos no Reino Unido.
Megapascal
O megapascal (MPa) é uma unidade de pressão igual a um milhão de pascais, onde um pascal (Pa) é a pressão exercida por uma força de um newton por metro quadrado.
Histórico/Origem
O megapascal foi introduzido como parte do Sistema Internacional de Unidades (SI) para fornecer uma escala conveniente para medir altas pressões, especialmente em aplicações de engenharia e científicas, substituindo unidades maiores como o bar em muitos contextos.
Uso Atual
O MPa é amplamente utilizado hoje em engenharia, ciência dos materiais e aplicações industriais para especificar pressões em campos como hidráulica, pneumática e engenharia estrutural.